1 de novembro de 2008

Como se dá o Impulso Nervoso?








O Impulso Nervoso se dá por diferenças elétricas entre o interior e o exterior do neurônio. Por esse motivo motivo, o Impulso Nervoso também também é chamado de Impulso Elétrico. O modo que pelo qual essa diferenciação elétrica é feita é através de uma passagem de íons Sódio (Na+) e Potássio (K+) que se dá em apenas 1,5 milésimo de segundo.

Essa passagem elétrica ocorre por um estímulo como toque, pressão, substância química, calor e/ou outras influências externas ou internas ao corpo.

Quando um neurônio não está sendo estimulado pelos motivos apresentados acima, há uma diferença entre as duas faces da membrana plasmática do neurônio que ficam na ordem de 80mV (milivolts), sendo assim chamado Potencial de Repouso. Nos momentos em que ocorre algum estímulo, essa diferença de potencial passa para +40mV, assim ocorrendo a conhecida Despolarização da Membrana. Essa diferença brusca elétrica de íons Sódio e Potássio pelo transporte ativo de -80mV para +40mV é Potencial de Ação.
O sentido desse Impulso Nervoso se dá sempre no sentido do dendrito para o axônio com uma velocidade de até 200m/s (o equivalente a 720km/s) e que é garantida pela bainha de mielina -formada por células de Schwann. Essa bainha de mielina protege o axônio e facilita a propagação do impulso nervoso.

Nenhum comentário: